06 outubro 2014

Dicas Para Blogueiros(as) Iniciantes...

Olá galera, como vão? Hoje o nosso post vai falar de dicas para quem tá começando agora na blogosfera e fica meio sem rumo de como organizar o blog e tal! Você deve estar se perguntando, que menina maluca, ela acabou de criar um blog e quer dar dicas para blogs iniciantes sendo que ela também é uma blogueira iniciante..  Mas não, não estou começando agora na blogosfera, estou aqui faz 3 anos e pouco, e esse blog sim, é o meu novo blog... Bom chega de Blá blá blá e vamos ao que interessa? Clique em leia mais!


O primeiro passo se você ainda não tem um blog e deseja criar um, é bem simples porém um pouco complicado, mas isso depende do nome do seu blog.

1- Você vai precisar de um nome para o seu blog. Invente, Crie, ou pesquise na internet um nome para o seu blog.
2- Depois disso, você tem que pensar no endereço dele (Ex http://SEUENDEREÇO.blogspot.com) e com o endereço, jogue na internet para ver se já existe um link assim. Se já existir, pense em outro..

Agora sim você já criou seu blog! E poderá seguir ás dicas abaixo! Vamos?

SEU TEMA? JÁ PENSOU NISSO?
E aí já pensou em como vai ser seu tema? então é melhor pensar, e pensar duas vezes, pois isso afeta muito nas visitas, saiba o porque:

Já pensou se o site da C&A fosse todo preto com letra cinza? Já pensou se o site da marisa fosse todo vermelho com letra rosa? Pensou? Você iria comprar num site assim?, Ou melhor confiaria num site desse jeito? (...) É a mesma coisa com o blog, se um blog estiver assim, e o texto for longo, puxando sua vista, iria voltar a vê-lo? Por mais que seja sua cor favorita? ...

Se é porque você não sabe fazer um tema bonitinho para seu blog, não quer dizer que você vai fazer de qualquer jeito e pronto! Tem um monte de blog na internet ensinando a fazer um layout para seu blog! E mais, tem até umas lojas onlines que fazem para você com preços bem leves.

Se você quer fazer o seu layout e tem dúvidas de como selecionar as cores, veja a próxima dica!

DÊ COR AO SEU BLOG!!
Não é que um blog todo branco fica feio, mas tipo, Ponha uma cor aê! É bem simples escolher cores para o seu blog. Por exemplo, escolha duas a três cores favoritas, e divida elas assim:

ROXO     
Roxo clarinho,um tom bem mais claro, chegando a quase branco, mas não branco.
Um roxo normal, mas ainda com um tom claro
Um roxo Forte bem mais forte que o comum chegando a quase preto, mas não tão preto assim...

E faça isso com as outras cores, Feito isso é só ver onde essas cores vão se encaixar, Tipo:

BACKGROUND: Ponha seu back.. com o fundo claro, para não cansar a vista do leitor.
CABEÇALHO: No cabeçalho misture os três tons de cores, e abuse na criatividade!
LINKS: Os links, sempre ponha as cores normais e as escura para que fique bem visível!
FUNDOS DOS POSTS: O fundo dos posts, você sempre deixa um branco com as letras escritas em preto ou cinza.

FUNDO DA SIDEBAR: O fundo da sidebar pode ser aquela cor clarinha.
GUIAS: As guias, podem ter o fundo com a cor mais escura e a letra com aquela outra cor clara.
COMENTÁRIOS: os comentários você pode misturar, mas ão exagere!! ponha o fundo claro, e com os links das cores normais e forte..

FOOTER: O footer é bem tradicional colocar com um fundo escuro e a letra clara, ou em branco.

ORGANIZANDO SEU BLOG
Organizar qual é a primeira palavra que vem na sua cabeça? Na minha, é sempre os posts! Mas não é só os posts que precisam ser organizados não, tem mais! vamos?

POSTS ORGANIZADOS: Os posts mais que tudo precisam estar sempre organizados, mas como? Ele tem que estar no capricho, sem erros de ortografias, evite colocar muitos gifs, só um já basta! Não coloque o "Leia Mais" Grande demais, e sempre procure colocar uma imagem no seu post para dar uma ilustrada...

SIDEBAR ORGANIZADA: Na sua sidebar, no máximo 5 gadgets Porque a pagina fica sobrecarregada demais e começa a dar erros e tal... Sempre coloque o gadget do seu Perfil primeiro, para o leitor saber quem é você! Não coloque selinhos na sidebar, crie uma página só para eles. Gadget de empresas parceiras, se você tiver muitas imagens, uma dica é você colocar todas eles no efeito marquee, assim não ocupa tanto espaço, mas lembre-se de colocar todas as imagens no mesmo tamanho.

GUIAS (MENU) ORGANIZADA: Não sei se você já percebeu, mas tem blogs que insistem em colocar mais de 10 guias no blog, ai fica aquela coisa uma embaixo da outra já que não tem mais espaço, e nem adianta diminuir a letra pois vai ficar bem difícil de ler. Se você tem guias desnecessárias exclua-as ou apenas deixe invisível, Ou se todas as guias que você tem é as principais, procure um tutorial de Menu Com DropDaw. Nele, você pode colocar quantas guias você quiser e que não fica feio.

COMENTÁRIOS PERSONALIZADOS: Para você que é iniciante, é sempre bom ativar a moderação dos comentários, e retirar a verificação de palavras..

Bom gente por hoje é só! Beijos e até mais!

8 comentários

  1. Adorei as dicas, muito bom seu post!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas. É sempre bom aprender sobre o mundo dos blogs. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Débora, tenho um bom tempo nesse mundo também mas adorei as dicas. Beijos e adorei sua visitinha lá no blog.

    http://angeldamoda.blogspot.com.br/
    Instagram: @angeldamoda

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  5. As dicas são ótimas para quem está começando, me lembro de quando comecei a ficava perdida pois não sabia o que fazer ashuashu *-*
    Seguindo você amore ♥

    Querida Hanny

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas. amei!
    Beijos da Cássia, fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com
    instagram: @nosolhos

    ResponderExcluir
  7. Eu sou iniciante. No meu novo blog, o As minhas leituras - Lendo e Apreciando, mas já tinha outros. E é verdade tudo que você falou. Todas as dicas, a gente passa por isso mesmo na hora de construção e temos que tomar esses cuidados, pra não ficar algo feio, vergonhoso. E sobre o Menu (as guias) é muito bacana mesmo as dicas. Coisas demais é desnecessária. rs
    Beijos
    As minhas leituras - Lendo e Apreciando

    ResponderExcluir
  8. muito legal as dicas adorei bjus
    Blog da Reeh

    ResponderExcluir

Busque Uma Categoria